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Gestao Financeira (Cursos (Sebrae (3h, Os 4 (quatro) módulos contemplam:,…
Gestao Financeira
Cursos
Iped
$120
3 capitulos
Análise de Crédito e Curso de Cobrança
$33
Portal Educação
Carga 80h
$230
Unieducar
Conteudo
Introdução à Administração Financeira
Decisões do Administrador Financeiro
Gestão do Ativo Circulante
Gestão das Disponibilidades
Fluxo de Caixa
Política de Crédito e Cobrança
Gestão do Contas a Receber
Gestão de Estoques
Fontes de Financiamento para o Ativo Circulante
Gestão Tributária do Capital de Giro
Video
Grates
Sebrae
3h
Os 4 (quatro) módulos contemplam:
Importância da gestão financeira
Fluxo de caixa
Controlando o giro de caixa
Controle e análise de estoques
UDEMY
$22
+++COMPLETO
Psk
Administração do
Circulante
Especialistas tribuitarios
Evento
ações tributárias – Estratégias, defesas e honorários.
Frederico Marques – Pres. Conselho Tributário Fiscal
Eleia Alvin – Pres. da Comissão de Dir. Tributário OAB/GO | Tributarista/Sócia Rodovalho Advogados
Cristiane Morgado - Especialista em Direito Tributário e Planejamento Tributário | Secretária-Geral da Comissão de Tributário OAB/GO
Valuation = Precificaçao de Ativos
Fluxo de Caixa
Descontado
3 Tipos de
Avaliaçao
Relativo
Comparar
com Outros casos PARECIDOS do Mercado
é +Pratico e Rapido
Intricico
Traz os Valores do Futuro para o presente
é +Trabalhosa e +Real, tem que fazer uma Analise +Profunda
os
5 Tipos
Contabil
Liquidaçao
Calcula os (Ativos +Bens e Direitos) - Passivos (Deveres e Obrigaçoes)
Mercado
Valor da Emp. com base nos Preços das Açoes na Bolça
Multiplos
de Faturamento+Lucro do negocio
Fluxo de Caixa Descontado
Olha as Informaçoes
Historicas da Emp. o Passado
Pressuposto de Mercado EXTERNO - Futuro
Projeçao de (Quanto ira gerar de Lucros) Operacionais
Futuro
CAPEX
+ROI
é todo o
Capital ReInvestido
, oq Adiquire, Bens, Dispesas com Bens+ Patrimonio, copras de outras Emp.
1 more item...
Qual % da Receita
1 more item...
TCO - Custo Total de
Posse-Propriedade
--5
1 more item...
Fc
3 more items...
Descontar o RISCO
Custo de Oportunidade
1º Calcula o
VALOR Patrimonial
da Emp. pelo seus
ATIVOS
Quanto vale os Bens Patrimoniais+Estoque
Excel
VPL
Achar uma taxa de desconto = Custos
Fluxo de Caixa = Soma as Entradas - Taxa de Custo
Soma os Lucros futuros / Pelos os
Juros
Tem que medir o Tmp de Retorno -
Investimento
descontando os Juros ao Ano
9
Tatos
1º Premissas
Crescimento
Margem
Taxa de Desconto
Quanto vai Investir
Capital de Giro da Empresa
2° as Emp. sao DINAMICAS
uma Emp. q é Boa pode se Tornar RUIM
e uma Ruim pode Tornar BOA
varia da Concorrencia do setor ou Economia
4º ter bom Senso-Realista
3º Ob. Tem que saber de
Contabilidade
saber ler Demonstrativo de Resultados
Diferença de Lucro Bruto x Liquido
5º Arte+Ciencia
6º as Divergencias vao sempre Existir
Id. Ob
Ch
Quanto vale sua Emp.?
se pg para os Emp. 90% não sebe dizer
Saber a Saude Financeira da Emp.
Fc
em 5 a 10 anos pra Frente
Voucher:
VALOORIZE
-CRESCIMENTO
Ex
JBS
DRE - Demonstração do resultado do
exercício
Receita Bruta
Impostos - Deduções e Abatimentos
= Receita Liquida
Custos - CMV
Despesas Fixas - Operacionais
Despesas Variaveis
= Lucro Bruto - Operacional
Despesas Diversas -
Vendas
Adm
Financeiras
= Resultado Liquido
Resultado Antes IRPJ CSLL
Provisoes IRPJ E CSLL
Planilhas
Mp -
Importo
Benefícios Fiscais
Goias
Rs
CODEGO
CPI
Investimentos
Metricas
Unit Economics
Link Title
as
receitas e custos diretos
associados com o modelo de negócios expressos por unidade.
entregar os fluxos de caixa positivos ajustados ao risco.
para a criação de valor sustentável (e em última análise, a sobrevivência), os empresários precisam entender como o unit economics são um dos building blocks fundamentais da viabilidade do negócio e não somente de crescimento.
O custo marginal de um R$1 em vendas tem que ser inferior a R$1 nos custos e investimentos necessários.
a longo prazo os valores acrescentados de um novo cliente devem ser superiores aos custos de aquisição.
defina uma Unidade=Cl
usuário individual
O investimento no nível do cliente é definido pelos
custos de aquisição de clientes
(CAC)
o total de vendas e despesas de marketing de aquisição de um único cliente.
Uma vez que é determinado, você pode derivar o montante do valor que cada unidade gera.
total de vendas e custos de marketing (salários, programas, campanhas – tudo) para adquirir um único cliente.
Ex
Se você teve despesas de vendas e marketing mensais totais de R$100 mil e você adquiriu 100 novos clientes em um determinado mês, o cálculo ficaria assim: $ 100.000 /100 = $ 1.000 de CAC.
CAC é o quanto foi gasto com publicidade, propaganda, marketing e venda, por exemplo, para atrair um cliente até que ele assine o serviço.
ligado ao valor da vida
(LTV)
É uma função da margem bruta, o percentual de churn mensal e receita mensal por cliente
Se, em média, um cliente permanece por cinco meses, em seguida, o valor da vida é o custo mensal multiplicado por cinco.
Se o CAC é maior do que isso, então você está prestes a perder dinheiro.
A receita gerada durante o período total que o cliente consumiu seu produto ou serviço. Conhecido como tempo de vida, ou lifetime Value (LTV).
Já o LTV é o retorno que um cliente traz para a plataforma durante o tempo que assinou.
Formula
Lifetime Value = Margem Bruta% X (1 / Mensal Churn) X médio. Receita de subscrição mensal por cliente
Ex
Se você tivesse uma margem bruta de 55% e churn mensal de clientes de 5% e cada cliente gastou uma média de US$100 com você a cada mês, o cálculo ficaria assim: 75% X (1/2%) X $40 = $1.100 de LTV.
CAC = custo total de geração de receitas / O número de clientes
LTV/CAC
Se a sua proporção é de 4:1, que significa que os seus clientes estão a contribuir 4x mais “valor” nominal do que o custo para adquiri-los.
Se a relação está perto de um – ou mesmo abaixo de um – então você precisa olhar para a eficiência de seus preços, canais de comercialização ou a sua estrutura de custos, essencialmente, os custos e os benefícios em jogo.
Ex
a Singu
tem
cac de $13
por cliente
eles tem uma base 250k Pss
Antes era mais de $80 - investiam ERRADO
em Influenciado
Publico mais Jovem - Diferende de sua persona que era mais Velha
resumo do desempenho atual da sua empresa, bem como um guia para o desempenho futuro.
Inflow (Entrada)=Receita
Receita gerada comumente pela empresa durante suas operações normais, através da venda de um produto, ou consumo de um serviço, em relação ao tempo que o cliente consumiu o produto, o LTV.
Outflow (Saída)=
Custos
A quantia gasta pela empresa para manter sua estrutura, ou seja, pagando funcionários, despesas com materiais, equipamentos e etc.
Rs
Métricas de negócios para
marketplace
CLV – valor do ciclo de vida do cliente
É a receita total que você espera ganhar com cada cliente.
depende do tempo durante o qual você pode reter um cliente, de quantas compras recorrentes você espera que ele faça e o valor do seu tíquete médio.
Essa métrica, que deve ser superior ao CAC, serve para avaliar a viabilidade do seu negócio.
Outros
Todas as
Merticas
+++KPIs -
RD
Mp -
Ag.Mrk
Como calcular
ROI
4 métricas fundamentais para a sua
startup
Fc
medir desempenho é uma questão de sobrevivência!
identificar o rumo do crescimento e também a possibilidade de um colapso futuro a tempo de revertê-lo.
GMV -Transações Gross Merchandise Value
uma das métricas mais importantes para uma plataforma Marketplace ou e-commerce.
medir a quantidade de transações em reais que ocorrem em um período específico de tempo dentro da sua plataforma.
mostrar para os outros o tamanho do seu negócio e quanto ele está movimentando em números.
Taxa de queima de dinheiro
(burn rate)
mostra quanto de dinheiro está saindo do caixa de sua empresa em razão dos gastos realizados num determinado período.
revelar a possibilidade de a sua empresa entrar no vermelho e, portanto, deve ser calculada com alguma frequência para não haver grandes surpresas.
Meses de dinheiro restantes -months of cash left
identificar quantos meses de sobrevivência financeira a sua empresa tem pela frente.
dividir o valor do capital da sua empresa pela taxa de queima de dinheiro e o resultado é o “número de meses que restam”
Escalabilidade
empresa com capacidade de crescimento escalável é aquela cuja receita vem aumentando de forma exponencial e as despesas permanecem as mesmas ou apenas um pouco acima dos primeiros meses, garantindo um lucro maior.
Cohort = SEGuimentar GRUPO
Pg
Você sabe o quão efetiva é a sua retenção de usuários com o seu software?
Quantos de seus clientes param de utilizar o seu software mensalmente?
estão fazendo uso de suas ferramentas no dia a dia ou apenas esporadicamente
técnica de análise de dados por Grupo
precisam se esforçar ao máximo para reter os seus clientes,
mede o comportamento
dos clientes dividindo-os em
características que eles possuem
igual.
enxerga os clientes em grupos de acordo com o acontecimento de um evento e a data quando isso ocorreu.
Ex
um cohort poderia ser constituído dos clientes que adquiriram o seu software através de pesquisas no Google em uma determinada semana.
separa pessoas em grupo de acordo com o que elas têm em comum, como o preço do plano contratado, sua posição geográfica ou qualquer outra medida que seja útil para realizar uma análise dividida em conjuntos de usuários com o mesmo perfil, com o intuito de comparar os resultados.
a análise
analisar número de clientes adquiridos em determinadas datas (campanhas, ações, etc).
analisando as diferentes etapas que um cliente faz: quando foi a primeira vez que acessou o site da sua empresa, a geração de leads de uma página, adesão de novos serviços, etc.
O número de novos clientes e a retenção deles a longo prazo;
A retenção de usuários no panorama geral;
A efetividade de ações, sejam elas para atrair novos clientes ou para mantê-los;
ponto de equilíbrio =
break-even
momento que o negócio passa a ter clientes consumindo seu produto ou serviço em um número que seja igual ou ultrapasse os custos da empresa.
Ex
suponha que a empresa venda assinaturas mensais por R$50,00 e, em média, o tempo de vida (LTV) de um assinante é de 12 meses, com o custo fixo do negócio sendo R$5000,00 por mês.
Isso significa que para atingir o ponto de equilíbrio, a empresa precisaria ter um montante de 100 assinantes mensais (R$5000,00 / R$50,00) e um número ainda maior para obter lucros.
Se no primeiro mês, a empresa possui 60 assinantes e observou-se um aumento médio de 15% neste número nos meses seguintes, fica fácil calcular quando o negócio atingirá o ponto de break-even. Nesse nosso exemplo, a empresa atingirá o ponto de equilíbrio no 5º mês, quando passará a ter 103 assinantes e uma receita de R$5150,00.
Mp. Por
M²
Pg
O QUE O FATURAMENTO POR METRO QUADRADO PODE DIZER SOBRE A SUA
LOJA
maneira fácil de calcular a metragem ideal de uma nova operação de acordo com o faturamento previsto ou ainda acompanhar e comparar a rentabilidade de uma loja.
custos x lucros
calcular todos os custos envolvidos em abrir uma nova operação é o primeiro passo.
ao dividir o faturamento previsto por todos esses custos, é fácil determinar qual deve ser o tamanho ideal dessa nova loja, como será necessário otimizar cada espaço para atrair mais o cliente e ser mais rentável.
para o cálculo de custos, basta dividir o custo mensal de todas as despesas (aluguel, luz, salários, encargos etc) pela metragem. Ao entender quanto custa cada m² da operação, tenho certeza que você irá se preocupar muito mais com a organização da loja, a exposição de produtos e com o estoque.
Fc
Com esse dado em mãos, é fácil encontrar quais áreas não estão dentro do planejado e quais produtos ou grupos estão rendendo abaixo e devem ser melhor trabalhados.
Estoque sem giro é prejuízo
estoque parado há semanas se torna claramente um prejuízo, pois todo dia ocupa uma metragem e não está trazendo lucros para tornar a operação rentável.
controle rígido do estoque e planejá-lo de forma estratégica, pois mesmo que ele não entre no cálculo de faturamento por m² (uma vez que se conta apenas a área de vendas), ele entra na base de custos.
Produtividade e Vendas por metro
Ob
Identificar áreas quentes e frias da loja
As áreas quentes são aquelas que possuem maior fluxo de pessoas e maior rentabilidade, do outro lado, as frias são as com menor faturamento.
É possível identificar essas regiões de acordo com a organização da loja ou com uma solução de contagem de fluxo de pessoas.
Rs
5 varejistas no EUA
+Vende
10 métricas que você precisa
acompanhar
Referencia
Tallis
Gomes
28min
--Psk--
direito societario
Cliff ou
Vesting
direito de tirar um membro da sociedade
sem onerar a sociedade
Modelo de
Contrato
meetime
Referencia de livros
principles ray dalio
Dica
Ouvir +as Pss
Saber qual é a Opiniao
Incentivar que as melhores Ids - sempre vençam
Aprenda a Discordar das
Pss
discordância construtiva
um grande processo de aprendizagem mútua.
Pessoas são diferentes e por isso são complementares
poder dos grupos e, principalmente, quando estão unidos entorno de uma causa coletiva, que, por aqui, entenderemos como trabalho.
meritocracia
1) os colaboradores da empresa devem expor claramente seus juízos e pensamentos mais honestos de um jeito que todos tenham acesso a estes pensamentos; 2) pratiquem a discordância construtiva para que se tomem as melhores decisões coletivas e 3) respeitem as discordâncias passadas já superadas e chanceladas pelas pessoas de maior reputação na empresa.
Livro
$25
um dos maiores investidores e empreendedores do mundo.
“Steve Jobs dos investimentos”
a mais eficaz gestora de fundos hedge do mundo.
entre as cem pessoas mais influentes de 2012
5 passos para conseguir o que você
quer:
Fc no PROBLEMA
1) defina seus objetivos; 2)
identifique e não tolere problemas
; 3) diagnostique estes problemas; 4) diagrame mecanismos de como solucionar estes problemas e 5) execute as soluções propostas.
Rs Ass
Ted
O caminho para a servidão - Friedrich A. Hayek
Livro
Pdf
Premio nobel - sobre informaçao nos Preços
Rs
Link Title
16min
O estado é o Monopolio do Crime
jon lok
atlas shrugged ayn rand
Treinamento
Gestão
4.0
Canal
desenvolver capacidades inovadoras e novos modelos de receita.
Transformar os processos, as funções específicas, o atendimento ao cliente, as experiências e habilidades é uma das formas de melhorar e fazer as companhias evoluírem.
Pg - empresa está gerando valor ou não são as novas fontes de receita a serem geradas pelo negócio.
3 dias em uma imersão de conteúdo prático e mentoria com Tallis Gomes, Alfredo Soares e Bruno Nardon
+30 Horas de Conteúdo Intenso e Networking
Seleçao
+5,3k e só 350 gestores formados
Markup
Pc de
cálculo
Despesas Fixas (DF)
não são diretamente ligados ao produto ou serviço, como despesas administrativas, financeiras, e etc.
Despesas Variáveis (DV)
ligadas diretamente ao processo de venda, como Impostos sobre o produto, Comissões, etc
gastos administrativos que você tem para manter a empresa em operação.
Margem de Lucro Presumida (MLP)
é a margem de lucro esperada sobre a venda do produto.
Margem de Contribuição
MC = Valor de Vendas – (CV + DV)
CV são os custos variáveis referentes à produção aquisição, e DV as despesas variáveis referente a impostos e comissões.
Markup X Margem de Contribuição
O primeiro destina-se ao processo de precificação e gestão comercial da empresa.
Já o segundo tem melhor aplicação no processo de gestão e análise financeira.
Formula
100/[100-(DF+DV+MLP)]
Ex
100/[100-(15+10+30)]
100/(100-55)
100/45
Markup = 2,2
Preço de Custo R$ 70,00 x 2,2 Markup = R$ 154,00
Marcup
Margem = Custo
Marcup = margem +Lucro
Custo
Taxa do Cartão
Prazo de
Venda
Prazo de Compra
Dias de Estoque
Embalagem
Etiqueta
Frete
Calculo
Pega $ 100 / %
pego CMV -
preço de compra
Ex. (5.5 / 0.78), tem que colocar "0.%"
-Diminui por 100 a -% = 0.
Achando a % Atravez do ($Venda - $Custo)/$Custo
Ob
realizar a precificação de forma realista e de uma maneira que permita
cobrir todos os custos e despesas.
melhor projeção de lucros e ganhos a partir da venda de tal produto ou serviço.
minimo cobrir os custos
, gerar o lucro desejado.
o preço de venda é definido de maneira que cubra todos os custos e despesas
para aquisição ou produção de seu serviço ou produto.
garantir a cobertura de custos e despesas
, há a melhor organização de políticas de descontos dentro do negócio.
If
índice utilizado para calcular o preço de venda de um produto ou serviço.
chegar a um
preço final de venda
que seja possível cobrir todas as
despesas e custos referentes
ao produto ou serviço.
Rs
Tutor com
Planilha
EmpreendedorCurioso.com
Fluxo de caixa =
movimentações
categorias-financeiras
If
basicamente analisa o saldo disponível daquele empreendimento, para que se faça um balanço correto de quanto capital a empresa tem, onde foram gastos os recursos e para qual finalidade.
formas de medir se a empresa está crescendo, ou não
ferramenta fundamental de controle. Sem ele, nenhuma empresa sobrevive por muito tempo!
Pg?
Quanto de dinheiro tem disponível (saldo atual)?
Se os recursos disponíveis não estão sendo suficientes para cobrir as despesas para a execução das atividades operacionais é hora de repensar a forma como o dinheiro está entrando em caixa e para onde está sendo destinado.
operações financeiras diárias, que envolve vendas, pagamentos, recebimentos, compras e tantas outras movimentações que tornam possível o funcionamento do negócio.
Ob.
Todas as empresas que conseguem se manter saudáveis e em constante crescimento, mantém o controle de dinheiro, de vendas, entradas e saídas, pagamentos diversos, entre outros.
todas as movimentações ficam registradas, bem como a razão pela qual elas ocorreram.
Desde os recebimentos de clientes, juros de investimentos ou qualquer entrada de capital, bem como pagamentos, compras e despesas que a empresa tenha tido.
controle de entradas e saídas de recursos, além de sua categorização.
Uma empresa em seu dia a dia, precisa de organização, não só na forma de trabalho
Tipo
fluxo de caixa adiantado
fluxo de caixa
negativo
Análise Fundamentalista: Demonstração do Fluxo de
Caixa
Antecipação de
recebíveis
O quanto terá de dinheiro no curto, médio e longo prazo (previsão financeira)?
Com o preenchimento correto do fluxo de caixa, é possível calcular antecipadamente o que se pode esperar da empresa para os próximos dias, meses ou anos.
Fluxo de caixa Projetado
conhecer as entradas e saídas com maior aprofundamento e de forma mais detalhada. Quem trabalha com esse tipo de sistema quer, em um pequeno prazo, identificar os elementos detalhados do faturamento e dos custos.
Fluxo de caixa descontado
usado para quem tem intenção de vender a sua empresa ou mesmo atrair investidores.
avalia a riqueza economizada do empreendimento, assim como os benefícios que mantém em caixa para projetos futuros.
centro de
custos
divisão de uma empresa em pequenos setores.
todas as unidades que geram despesas e lucros são tratadas como centros de custos.
cada área tem metas e trabalhos diferentes.
um projeto dentro da empresa. Como consequência disso, é possível enxergar com mais facilidade quanto cada atividade lucrou ou gastou.
Ob.
Ob.
é necessário saber onde o dinheiro está sendo gasto e qual é o retorno que ele proporciona.
Só é possível melhorar os resultados obtidos quando existem diferentes fontes de renda em sua empresa.
diretor financeiro
tem um cenário completo da saúde financeira da empresa.
investir
Muitas pessoas só colocam o seu dinheiro em ações quando se tem acesso aos ganhos e perdas que tal empreendimento teve durante um determinado período.
Não importa se você está vendendo parte da empresa ou abriu o capital dela na bolsa de valores, o fluxo de caixa é um elemento fundamental para atestar a saúde financeira dela!
investir é conseguir aplicar o capital em algo que gere lucro e expectativas promissoras no futuro, superando o valor do investimento. Por isso, é tão importante saber o valor e distinguir ele do preço aplicado.
Diferenças entre o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC)
cauculos
+++Melhor
Video
Markup é baseado no
CUSTO
Ob. descobrir o PREÇO de Venda
tem que saber Quanto quer
LUCRAR %
Margem de Lucro
tem Base quando já sabe o "Preço de VENDA"+Quais sao os CUSTOS
Margem VAREJO
Análise Fundamentalista
Ambev
Margem
--3m
Ini. dec. 97 = 24%
Ebitid $600M
Hj dec 17 =
42%
em 13 e 14 = 50%
o EBITIDA 20 Anos se X por 30x
+$20b
ROE
18,9%
Heineken 13,44%
Nunca Teve Prejuiso
sempre pagou Dividendos
Lucro
liquido
$11,4 B =
21,7%
Patrimonio L. $67 = Tx de Crescimento 11,6%
Crescimento de 6,7%
Payout
paga 73,1% para os acionistas
FCO - Fluxo de Caixa
$17B = Tx de Cesc. 7,3% Ano
Cx. Liq. = Disponibilidade
$15B = 8,9%
Capex
TxCrs.
11,5%
Martins
CEO do grupo, Flávio Lúcio Borges Martins.
sediado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro
recebeu o prêmio de
Melhor Atacadista Distribuidor
do País.
6x seguidas
participou da 39ª Convenção Anual do Canal Indireto – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), em Atibaia
segundo levantamento da consultoria GFK Brasil
a crença na economia nada mais é que
confiança
.
Se você transmite isso para o consumidor, o consumo aumenta, o investimento acontece, gera emprego e renda.
ciclo virtuoso de investimentos e consumo
3º presidente fora da família
Relatorio
18
DEBÊNTURES1
Emprestimo $10B
Juros $154 M
Divida $35,2M
EBITIDA - 1A = $70,7m
Patrimonio
Ativo
ESTOQUE $664,7 M =
42,46
%
Credito com Fornecedores $27,9 M = 1,79%
Caixa $174 M = 11,13%
Contas a Receber $419 M = 26,77%
$1,360 B = 86,8%
Passivo
Fornecedores 793,3 M = 50%
Emprestimos 7,3 M = 0,47%
Salários
, encargos e benefícios sociais =
2,08%
Imposto 24,4 M = 1.56%
Dividendos e juros sobre o capital próprio 11,4 M =
0,73%
$1.568 B
Liquido
Capital Social $124,7 M =
7,97%
Reservas de Lucro $270.6 M
Lucro
Bruto $835,5 M
Custos
Comerciais e de distribuição $701,3 M = 83,94%
Gerais e administrativas $136,7 = 16,36%
CMV $3.301 B
Receita $4.137 B
Margem 20%
Ebitida $116 M =
40,7%
Luquido
$27,973 M =
3,35%
$52,3 M =
3,1%
Margem líquida (em %)
: 1,3
maior atacadista
do Brasil
Há 66 anos no mercado - fundado em 1953
Smart 950 Lojas Filiadas
Id
Os vendedores cadastrados têm a possibilidade de usar essa estrutura ou suas operações. Para oferecer mais alternativas a esses parceiros, a ideia do grupo é compartilhar frotas e CDs, não necessariamente proprietários, com outros parceiros logísticos. Tudo, claro, sob sua gestão.
O sortimento mais diversificado, por sua vez, abre o leque do Martins para novos clientes, além dos 220 mil pequenos e médios varejistas que formam a base tradicional e ativa da companhia.
um batalhão de 4,5 mil vendedores autônomos.
Distribuídos por todo o País, eles estão sendo responsáveis por divulgar e ensinar os varejistas a comprarem via marketplace. Em troca, recebem comissões pelas transações efetuadas por esses clientes na plataforma.
A primeira iniciativa é um chatbot, via WhatsApp, batizado de Super M. A ferramenta oferece aos vendedores em campo uma série de informações, entre elas, as categorias e produtos mais vendidos em suas respectivas regiões.
Hoje, o robô já responde mais de 5 mil perguntas diariamente. O próximo passo é estender o recurso aos 3,8 mil funcionários da empresa.
Inspirado no Pokemon Go, outra novidade é o Clickemon. Na prática, o aplicativo facilita a “caça aos clientes”. Ele mapeia os compradores de uma região e fornece ao vendedor dados como as categorias que cada cliente costuma comprar, de quais fornecedores, com qual recorrência e o crédito pré-aprovado que tem com o Martins.
Lançado no fim de 2018, o recurso tem gerado, em média, uma venda adicional mensal de R$ 10 milhões.
o
IMais
. Ainda em testes, o aplicativo parte dos dados de 4 mil lojas conectadas e de todas as informações capturadas pelo Martins para municiar o varejista com um arsenal de comparações com seus concorrentes na região.
Ch
O pacote passa por questões como
venda por funcionário, venda por metro quadrado, número ideal de pessoas na equipe, horários de pico, precificação e gestão de categoria.
. O processo pode envolver o envio de consultores ao ponto de venda, para aprimorar esses ajustes.
Mrk
Meio na intuição, Martins começou a crescer: convenceu o motorista da jardineira a parar na porta de sua loja, para deixar a clientela mais perto e permitir que ele atendesse as listas de entrega que vinham dos sítios nos arredores. Também vendia cereais a preço de custo e anunciava os produtos em alto-falantes, como faz hoje o grande varejo.
o mais importante, passou a negociar direto com a indústria. Comprava muito mais do que conseguia vender, mas começou a dar os primeiros passos no atacado, dividindo o pedido com os concorrentes. Em um ano de loja, tinha dobrado o capital investido pelo pai.
Nos cinco primeiros anos, cresceu, em média, 70% ao ano. Em 2013, suas vendas aumentaram 15,3% sobre as do ano anterior, enquanto o setor teve alta de 4,4%.
o faturamento de R$ 4,9 bilhões apurado em 2018 deverá ser superior a
R$ 5,5 bilhões - 19
.
CAPEx
CE
Nesse cenário, a plataforma já conta com 350 mil compradores cadastrados. Ao mesmo tempo, o marketplace traz ofertas de 500 fornecedores que já trabalham com o grupo. E com os produtos de outros 60 novos parceiros.
17 mil itens para mais de 25 mil produtos.
Ao trazer a Giga Atacado para a plataforma, o Martins acrescentou a esse pacote a categoria de frutas, legumes e verduras, disponível, por enquanto, na cidade de São Paulo.
MarketPlace representar
25%
em 19
Para 2020, ele acredita que a fatia chegue a 30%.
inversões em plataformas digitais
pilares para nossa estratégia de crescimento para o futuro.
Hoje este segmento responde por R$ 1 bilhão do faturamento anual da empresa e a ideia é que aumente ainda mais”
6 CD
São 5,3 mil funcionários
frota de 1,2 mil caminhões, sendo cerca de 900 deles próprios.
adquiridos 200 veículos no decorrer de 2019, que serão somados aos 990 já existentes no ano passado.
4º mês de 2019 com crescimento já da ordem de 6% sobre a mesma época do ano anterior.
o faturamento do grupo registrou queda de 1,1% sobre 2017
o recuo foi causado exclusivamente pela greve dos caminhoneiros, que parou as estradas e parte das atividades em todo o Brasil por 11 dias em maio de 2018.
Banco
O Martins também tem o aval da IFC, o braço financeiro do Banco Mundial, dona de 11% do capital do Tribanco, também do grupo.
a IFC entrou no negócio para ampliar o acesso ao microcrédito “em setores pouco privilegiados e remotos da economia”, segundo sua análise sobre o Tribanco, que lida direto com o pequeno empreendedor, da base da pirâmide.
planeja ampliar de 1,5 milhão para 2,2 milhões sua base de cartões private label em 2006.
3 tipos de cartões, o Supercompras, o Farmaplus e o Smart.
7.000 estabelecimentos comerciais, o Supercompras, para pequenos varejistas do setor alimentar; o Farmaplus, para drogarias; e o Smart, que está nos estabelecimentos Smart espalhados pelo Brasil.
Rosana Miguel, gerente da Tricard, área de cartões private label, do Tribanco
A operação de concessão de cartões de crédito funciona em conjunto com a Unicard, que é a empresa de cartões de crédito do Unibanco.
"De um modo geral as duas instituições financeiras assumem o risco e dividem o resultado financeiro da operação meio a meio entre elas", comenta Oliveira.
O Tribanco também oferece aos pequenos e médios varejistas o
Multifácil
, que credencia o estabelecimento comercial como correspondente bancário. Desta maneira, permite o recebimento de água, luz, telefone e boletos bancários dos consumidores. "O banco entende a necessidade do varejista e adequa um produto financeiro que o atenda.
"Com o banco, a maior parte da receita financeira do grupo fica com eles, que não têm de pagar os custos das operações financeiras para outras instituições bancárias".
"Eles deixam de pagar taxas de administração e tarifas bancárias e toda a receita do grupo fica no banco que eles criaram, o que melhora a gestão da tesouraria da empresa"
Em 2003, o resultado líquido do banco foi de R$ 31,1 milhões e em 2004 passou para R$ 35,8 milhões.
PCAR | Pão de
Açucar
Carrefur
19
Lucro Lq. $1.169 B
Margem Liq. 2 a 3%
Receita $57B
Ebit $3.519 = 5%
RADL |
RaiaDrogasil
tem +100 Anos
1.400 Lojas
+10% de MarketShar
18
Receita $14 B
Ebit $1.136 = 5%
Lucro Lq. $509 M = 3%
CAPEX = Divida
ReInveste todo o Lucro
Psk
Existe quantas Emp. listadas no Br
Quantas do Varejo
Qual tem a melhor Margem
Ibobespa +60 Emp
Payout
Mm
Trade
Rs
10 > Varegista do
Pais
Como calcular o valor justo de uma
ação
Calcular juros
composto
Atacarejo
Assai
Lista
- Margem de Lucro
Padaria: 48%
Descartáveis: 40%
Hortifruti: 38%
Higiene e beleza: 37%
Mercearia doce: 33%
Congelados: 32%
Limpeza: 31%
Açougue: 30%
Perecíveis lácteos: 29%
Matinais: 28%
Bebidas alcoólicas: 24%
Mercearia de alto giro: 24%
Bebidas não alcoólicas: 23%
Inf
Art
2019
resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado consolidado somou
960 milhões
de reais no terceiro trimestre, alta de 10,9% ante mesma etapa de 2018. A margem Ebitda ficou estável em 7,1%.
O lucro líquido
consolidado somou
192 milhões de reais
de julho a setembro,
alta de 27,2%
no comparativo anual.
A receita líquida do grupo cresceu 10,3% ano a ano, para
13,5 bilhões de reais.
A
receita líquida do Assaí,
braço de atacarejo do grupo, subiu 18,4%, a [
6,95 bilhões de reais
. ]
A Margem Ebitda subiu 0,7 ponto, para 7,1%.
lojas
166
Media Lojas
Ebitda $81.325 M
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O lucro líquido
2,3%
1 more item...
$42.168 M - Receit Ano
1 more item...
2017
já
representa 76% do lucro
do GPA
aumento na margem de lucro e representou 80% do lucro do GPA.
O
lucro líquido do GPA
no primeiro trimestre deste ano foi de
150 milhões
, aumento de 24,3% em relação aos 121 milhões de 2017.
Só o Assaí registrou
lucro líquido de R$ 115 milhões
, com crescimento de 51,6% na relação com o primeiro trimestre de 2017, quando o lucro da bandeira atingiu R$ 76 milhões.
O Assaí foi responsável por
receita bruta de R$ 5,5 bilhões
,
um aumento de 25% na comparação anual.
Em ‘mesmas lojas’, o Assaí registrou
crescimento de 9,9% em receita bruta e de 8% em volume e de 12% em clientes
, o que significaram aumento de
3,8 p.p. de ganho de market share.
As outras
20 lojas
abertas na janela de 12 meses foram responsáveis por um acréscimo de
R$ 1 bilhão
em vendas.
= $50 M /Loja a
$4.166 M me
2,3% de margem líquida
sendo que o GPA como um todo registra 1%. De 2017 para 2018, o Assaí ganhou 0,4 p.p. de margem líquida.
A
receita buta do Multivarejo
, que reúne as bandeiras Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar, Extra e Mini Extra, foi de
R$ 6,8 bilhões
, puxado pelo desempenho de março, com
crescimento de 11,8%
em “mesmas lojas”. A rede fechou o trimestre com lucro
líquido de 27 milhões
, mesmo resultado do primeiro trimestre do ano passado.
Investimentos
CAPEX
O GPA anunciou
aumento de 23% nos investimentos
no trimestre, com um total de
R$ 330 milhões para expansão e reforma das lojas
do Assaí e do Pão de Açúcar. A rede converteu quatro lojas Extra Hiper em Assaí e fechou quatro drogarias Extra, um Extra Super e um posto de gasolina.
O
17º estabelecimento
será aberto nesta terça-feira (1º/7) no município paulista de Cotia – região metropolitana de São Paulo. No projeto, foram
investidos 10 milhões de reais.
Link Title
área de vendas de
2.500 metros quadrados
, a loja contará com 10.000 itens em todos os departamentos.
= $6,625 Milhoes p/ mes
1 more item...
Estudo do
banco Brasil Plural
indica que a bandeira Assaí, do GPA, conta com maior Ebitda e vendas por metro
quadrado
6 more items...
O segmento de marca própria terá 500 itens, entre embutidos, lácteos e mercearia.
Atualmente, o Pão de Açúcar opera 577 lojas em 14 estados.
o atacarejo (misto de atacadista e varejista) cresceu a uma média anual de 9,4% nos últimos cinco anos.
o faturamento por metro quadrado de loja do Assai, no ano passado, equivalia a
2.650 reais por mês
– o dobro da média dos varejistas brasileiros.
o Carrefour tomou a liderança do mercado do Pão de Açúcar, ao comprar o Atacadão. A aquisição de 60% do Assai, em novembro foi a resposta do Pão de Açúcar ao avanço dos franceses.
EBITIDA - 26,2% a 27,1%
o impacto da incorporação do Assai nas contas da empresa, a
margem bruta ficou em 26,2%,
uma queda de 1,6 ponto percentual sobre os 27,8% do mesmo período do ano passado.
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ROI
M2 = $4k m2
investidos $10 Milhões de reais.
área de vendas de
2.500 metros quadrados
5.4 a 10 A
A
margem bruta
do Assaí também cresceu
16,4%
GPA: lucro dos acionistas controladores sobe 42,8%, para
R$ 216 M
A margem Ebitda ajustada ficou estável em 7,4%. Já a
margem bruta
caiu 0,9 ponto porcentual, para
21,3%.
As despesas com vendas, gerais e administrativas, avançaram 4,8% no terceiro trimestre na comparação anual, representando 14,5% da receita líquida - uma melhora de 0,8 ponto porcentual.
O resultado financeiro líquido do GPA ficou negativo em R$ 131 milhões, ante desempenho também negativo no mesmo período de 2018, quando chegou a R$ 265 milhões.
A relação entre a
dívida líquida e o Ebitda
da companhia ficou negativa em 0,82 vez. "A dívida líquida ajustada pelo saldo de recebíveis não antecipados totalizou
R$ 2,2 bilhões
, redução de 28,0% ante o ano anterior", disse a empresa.
Os investimentos no segmento alimentar chegaram a R$ 723 milhões, alta de 48,2%. De acordo com o GPA, o aumento se deve ao maior número de lojas abertas, além de aproximadamente 20 lojas em construção no terceiro trimestre.
Historia
fundador,
Rodolfo Nagai, vendeu 60% do grupo para Abílio Diniz por 208 milhões de reais, o Assai contava com 14 lojas.
Rs
Demostrativo
Financeiro
Balanço Patrimonial
Startup desenvolve dispositivo que automatiza o abastecimento de itens
essenciais
Carrefour ou GPA: quem ameaça mais o seu
negócio?
Pão de Açúcar vai dobrar número de lojas com a bandeira
Assai
Margem Sg
Leando
Volume Grande Faturamento >15M Mes
marem
bruta de [16 -17 -18%]
Bairro
20 a 25%
Minimo 14%
Amazon - cotco
Mp.
Hortfrut
Oba
40%
Lucro Liquido 5%
Mp.Lk
VAREJO
Distribuição de lucros
Ip
números de cotas de cada sócio, trabalho executado por eles na empresa e quantia de lucro a ser reinvestida no negócio.
O lucro distribuído, também conhecido como dividendo, equivale à remuneração devida ao sócio do negócio.
representa uma “contraprestação ao capital empatado e aos riscos da atividade empresarial assumidos”.
Porém, cabe alertar que nem todo o lucro deve, necessariamente, ser repartido entre os sócios. Muitas vezes, uma parte ou até mesmo a totalidade do montante pode ser reinvestida no negócio.
Conforme lei tributária em vigência, a divisão de lucro é desobrigada de Imposto de Renda de Pessoa Física e Contribuição Previdenciária. Entretanto, é preciso atenção pois erros contábeis podem levar a multas e penalidades.
Psk
BC
análise de movimentações financeiras
PESSOAS POLITICAMENTE EXPOSTAS (PEP)
pessoas com atenção especial "politicamente expostas"
grupo de atenção especial deputados estaduais, distritais, vereadores e secretários municipais.
todos os Parentes de 2° Grau +Socios de Emp., Representantes legais
#COAF
Monitora todas as Transaçoes que fogem do Perfil do Cl.
Os bancos são Obrigados a informar ao COAF
As instituições financeiras já são obrigadas a alertar o órgão fiscalizador quando há transação que supere os
R$ 100 mil.
Tem um segundo grupo que é de natureza automática. No caso dos bancos
qualquer saque ou depósito em espécie acima de R$ 100 mil tem que ser comunicado se houver suspeita ou não.
Se forem dois saques de R$ 50 mil o banco deve perceber isso como uma tentativa de burla à comunicação automática e fazer como suspeita. O mesmo se o cara fez três saques de R$ 33 mil, um de R$ 99 mil.
o “aluguel” de contas bancárias.
integrantes de quadrilhas abordavam clientes de bancos nos terminais de autoatendimento das agências alegando não possuírem conta corrente.
Diante da necessidade de receber, com urgência, transferência de recursos para pagamento de despesas médicas de familiares, “alugavam” a conta, prometendo comissão à pessoa abordada.
Movimentaçoes acima de
$10k
Ele deve olhar a situação, a lista de alertas, verificar se é suspeita e comunicar. Não é qualquer operação acima de R$ 10 mil. Tem o valor agregado de o banco conhecer o cliente. Se achar suspeito, comunica.
o sistema de registro da entidade deve permitir a identificação de operações (i) realizadas com uma mesma pessoa, conglomerado financeiro ou grupo em
um mesmo mês
que supere em seu conjunto o valor de R$10.000,00 (dez mil reais)
O limite não será estendido a depósitos, por ser um tipo de operação que não atrapalha o combate à lavagem de dinheiro. Pelo contrário: quando o montante é colocado no banco, fica mais fácil de rastreá-lo e detectar possíveis desvios. O oposto acontece quando é retirado — daí a necessidade de restringir os saques.
Transações de
R$ 50 mil
ou mais com dinheiro em espécie
Link Title
Norma - circular 3.839/17
Comunicações de Operações Automáticas (COA) ao Coaf, a partir de 27/12/2017.
A operação SACAR terá que ser informada ao banco com no mínimo três dias úteis de antecedência.
fornecer dados adicionais sobre a transação, como os motivos da movimentação financeira.
identificação dos responsáveis e dos beneficiários do saque.
As informações fornecidas pelos clientes serão automaticamente encaminhadas ao COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). O sistema financeiro efetuou em 2017 mais de 1 milhão de comunicações de operações em espécie, segundo divulgou recentemente o COAF
as operações
suspeitas
, que são aquelas incompatíveis com o perfil do cliente, como movimentações muito grandes em contas de empresas pequenas. Este ano, até agora, 17% das notificações feitas ao Coaf resultaram em investigação, o que equivale a 79,6 mil das 468 mil transações que foram consideradas suspeitas pelas instituições financeiras.
Pss
[João Marques Pereira] chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC
a norma segue diretrizes do Gafi, grupo de ação financeira de combate a esses crimes
Após receber avisos sobre movimentações atípicas, o Coaf produz Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs).
A Lava Jato foi iniciada a partir de relatórios elaborados pelo Coaf encaminhados à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal ainda em 2011, três anos antes de a operação ser deflagrada, em março de 2014. As informações eram de movimentações suspeitas nas contas de empresas e pessoas físicas ligadas, por exemplo, ao Posto da Torre.
o órgão fiscalizador do Ministério da Fazenda já produziu 182 relatórios para a Lava Jato.
Relatorio
Juridico
Lavagem
RF
Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira (DIMOF), pela qual as instituições financeiras têm de informar a movimentação de pessoas físicas, se a mesma superar a ínfima quantia de
R$ 5.000,00 no semestre
, e das pessoas jurídicas, se a movimentação superar a bagatela de R$ 10.000,00 no semestre.
rede que reúne mais de 80 instituições públicas e privadas = BANCOS
Em países como França e Itália, o limite de saque é de mil euros, o que equivale a R$ 4.447,57, pela cotação de ontem. Outros países adotam tetos mais altos, como a Espanha (2,5 mil euros, ou R$ 11.125,87) e a Bélgica (3 mil euros, ou R$ 13.351,05).
o valor for a partir de R$ 50 mil, o banco pode demorar até três dias úteis para liberá-lo. Se for até R$ 5 mil, pode pedir um dia útil para permitir o saque. Além disso, boletos e tributos federais só podem ser pagos em espécie se o valor não ultrapassar R$ 10 mil.