Please enable JavaScript.
Coggle requires JavaScript to display documents.
A escola: das "promessas" às "incertezas", A…
A escola: das "promessas" às "incertezas"
Acontecimentos
Segunda Guerra Mundial (1945)
Possibilitou
uma era de
grande crescimento económico
"trinta gloriosos"
Investimento do Estado no ensino
A escola passou a ser vista como uma
boa fonte de rendimento
estandardização vista no "Fordismo" aplica-se também na massificação das escolas
Crescimento da
oferta educativa escolar
Aumento da procura
Aumento da oferta
"explosão escolar"
Escola Elitista
1 more item...
Aumento de produção nas indústrias
Fontes de energia mais baratas
Primeiro choque pretrolífero
Fim da era do
grande crescimento económico
Aumento do
desemprego
Investigação
Sociológica
na verdade
Promoveu a desigualdade
O estatuo social ainda influenciava
A promessa de mobilidade social e de desenvolvimento não se cumpriu
Houve sim uma
facilitação no acesso
( democratização) mas já não se pode dizer o mesmo no
sucesso
A ideia de
massificação
, para se diferenciarem dos
países em desenvolvimento
ou
sub desenvolvidos
, não chegou a uma conclusão
Inicio do
tempo das "incertezas"
Diplomas desvalorizados
com o aumento de estudantes que possuem um diploma
descida do valor dos diplomas
Empresas e locais de trabalho não conseguem empregar todos os diplomados
As familias e alunos ficam incertos em relação à aquisição de diplomas ao frequentar um curso
Os estudantes que não conseguem trabalho têm que arranjar emprego em diferentes áreas
frustação
uma promessa para o insucesso
Desigualdades Internas
mesmo com o fácil acesso escolar e a promessa democrática de igualdade
a desigualdade permanece em vários setores
As escolas são comparadas umas com as outras. Há escolas com mais prestigio que outras
Mesmo que haja fácil acesso, através dos sistemas de avaliação, há uma exclusão dos estudantes que não atingem esses resultados
As familías influencia negativamente a escolha da escola
A didática que promove a igualdade e o abraçar culturalmente todos os estudantes não consegue satisfazer o que promete
abandono do ensino por parte dos alunos
Insucesso
Reflexão do autor sobre a escola atual
cansaço do professor e do aluno
" prisioneiros"
As pessoas questionam se faz sentido frequentar a
escola
Os alunos têm que aprender a trabalhar pelos seus objetivos e não a trabalhar para a escola
Desmotivação
Não há prazer para aprender
Futuro da escola
Tem que haver mudanças constantes por causa das novas gerações
Os professores e alunos têm que ser vistos como pessoas e não como prisioneiros de um sistema que devia ser livre e educativo
A incerteza não é um ponto negativo mas sim um ponto positivo para melhorar e atualizar o sistema educativo
A escola como um espaço democrático e de partilha de experiência e valores entre alunos
A
massificação
e a
estandardização
das coisas começaram a ser vistas de
forma duvidosa
// Abundância